Paisagismo. Para pessoas. Com plantas.

 

/ CONVERSAS SOBRE PAISAGISMO

023 - PLANTAS BONITAS NÃO GARANTEM UM PROJETO DE PAISAGISMO BONITO!

Bons projetos de paisagismo  têm qualidades que são inerentes ao seu próprio desenho, aos volumes, às proporções e aos vazios propostos. A beleza está nas relações - não é o "o quê", as plantas individualmente, mas "o como", a maneira com que estruturam e compõem superfícies e espaços. Essa abordagem  estimula a liberdade propositiva, gera soluções mais criativas, transformadoras e permanentes! 

 

022 - CONVIDAR? OU PERMITIR?

Quando no paisagismo (e não só no paisagismo) pensamos em projetar espaços para pessoas é muito importante entender as relações entre desenho e funcionalidade. É preciso perceber que para fazer com que seu projeto se realize plenamente é preciso ter clareza nos objetivos e nos artifícios de projeto que estimularão uma forma de  uso prioritariamente.

021 - MANUTENÇÃO É PREMISSA DE PROJETO!

Paisagismo não fica "pronto" no dia da implantação! Por mais que se utilizem plantas de porte maior, há um tempo necessário para a maturidade do projeto. Se a complexidade do projeto for incompatível com a capacidade de quem deverá mantê-lo, ele acabará sem nunca ter existido...

020 - O CLIENTE SABE O QUE QUER? 

Muitas vezes a parte mais rica e surpreendente de um projeto de paisagismo é a que escapa à solicitação do cliente final - afinal ninguém pode pedir pelo que não conhece! Muito além das questões estéticas ou ornamentais, o paisagismo tem um potencial de transformação da percepção intuitiva dos espaços e pode agir modificando suas dinâmicas de uso.

019 - ESCOLHER A PLANTA CERTA É MAIS FÁCIL DO QUE PODE PARECER! 

Quando pensamos no paisagismo no sentido mais estrito, as plantas que comporão nosso projeto não são necessariamente as que "mais gostamos". Não escolhemos uma planta em um universo de milhares de espécies - eliminamos de nossa possibilidade de escolha todas as plantas que não atendem às necessidades objetivas do projeto, e também as que não são adequadas do ponto de vista climático-ambiental. A questão não é escolher as plantas "mais bonitas" mas as "plantas certas", que farão o projeto bonito!

018 - SERÁ UM JARDIM UM PEDACINHO DA NATUREZA?

Quando compreendemos o quanto jardins são espaços artificiais fica muito mais fácil perceber nossas responsabilidades em sua manutenção - e o quanto as decisões feitas no projeto tem impacto permanente na vida e na beleza de cada jardim.

017 - SÓ EXISTE PLANTA CERTA PARA UM LUGAR CERTO!

O Brasil é um país muito diverso. É preciso perceber as diferenças das condições ambientais de cada região para saber interpretar as informações que recebemos - e para saber fazer escolhas seguras e sensatas. Se soubermos as características do local onde estamos e as características do local de origem da planta, tudo fica mais fácil.

016 - É IMPORTANTE PREVER O PAISAGISMO NO PROJETO DE ARQUITETURA!

O projeto de paisagismo precisa ser previsto e os projetos de instalações precisam ser compatibilizados com o paisagismo. A frequente falta de atenção a esses detalhes inviabiliza a implantação do projeto de paisagismo como seria adequado.

015 - QUAL O MOMENTO IDEAL DE CONTRATAR O PAISAGISTA?

Lembrar do paisagismo apenas no final do projeto ou da obra tem por consequência abrir mão dos potenciais transformadores que a atividade pode atingir - e às vezes ainda deixa de prever a infra-estrutura mínima para que seja possível cultivar plantas nos locais previstos.

014 - PAISAGISMO É MULTIDISCIPLINAR

Um projeto de paisagismo reúne conhecimentos e competências de diferentes campos de estudo. É fundamental perceber qual a contribuição de cada área de conhecimento para a criação de um projeto consistente.

013 - ESTILO E LINGUAGEM EM PAISAGISMO

Modificamos e somos continuamente modificados pela paisagem. Estilos e linguagens estão relacionados ao contexto físico e cultural onde estão inseridos e nossos projetos se tornam relevantes à medida em que se expressam e expõem nossas opiniões sobre o mundo em que vivemos e o mundo em que gostaríamos de viver.

 

012 - COMO APRENDER PAISAGISMO TODOS OS DIAS?

 

Aprender a olhar é fundamental! A experiência cotidiana é uma grande oportunidade para o aprendizado. Estamos continuamente imersos em espaços arquitetônicos e paisagísticos, que podem nos ensinar muito com seus acertos e também com seus equívocos - se estivermos atentos ao que nos rodeia. 

011 - CAPACIDADE CRIATIVA E REPERTÓRIO

 

Só podemos propor aquilo que conhecemos. A formação de um repertório rico e diverso enriquece nossas capacidade criativa, em todas as áreas e também no paisagismo.

 

010 - O PAISAGISMO TEM MAIS QUE TRÊS DIMENSÕES

 

Paisagismo não é estático, nem tem apenas três dimensões. Há uma quarta dimensão dada pelo tempo, que não diz respeito apenas ao desenvolvimento e amadurecimento das plantas. É fundamental estar atento ao tempo das pessoas, de seus deslocamentos, dos ritmos e da sucessão de espaços que elas percorrerão!

 

009 - O PROJETO É MAIS QUE UM DESENHO!

 

O projeto é uma das mais importantes ferramentas para o desenvolvimento de uma ideia. É muito mais que a simples representação de uma intenção: é experiência, aprendizado sobre as condições e possibilidades de um lugar, que guia as decisões e retro-alimenta o processo criativo.

008 - AS PLANTAS COMO ESTRUTURA DO PAISAGISMO

 

Qual é o papel de cada planta na construção de um espaço? Muitas vezes, no paisagismo, nos distraímos com o potencial ornamental das plantas e esquecemos que, antes de mais nada, elas tem um papel estruturante fundamental.

007 - HIERARQUIZAÇÃO PERCEPTIVA NO PAISAGISMO

 

Qualquer projeto voltado para as pessoas deve se basear fundamentalmente na forma com que as pessoas vão percebê-lo. Organizar de forma hierárquica os espaços e seus elementos é uma estratégia que favorece a leitura e a compreensão da identidade de cada lugar.

006 - PROJETAR ESPAÇOS É PROJETAR VAZIOS

 

As pessoas habitam e se movem nos vazios. No paisagismo, como na arquitetura, o foco do projeto é o espaço vazio, conformado e organizado pelos cheios. Criar espaços é diferente de ocupar espaços! Paisagismo é diferente de jardinagem!
 

005 - PAISAGISMO COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA

 

O projeto de paisagismo é fruto de um processo criativo que o faz único e capaz de comunicar e de despertar sensações e emoções. Mas é preciso lembrar que se trata de uma arte aplicada, a serviço das pessoas!

 

004 - O PAISAGISMO VAI ALÉM DOS LIMITES DO SEU LOTE

 

Paisagismo trata fundamentalmente das relações com a paisagem. Mesmo quando trabalhamos em pequenas escalas, nossa ação é modificadora da paisagem. Que paisagem queremos construir?

 

003 - QUAL O PAPEL DAS PLANTAS NO PAISAGISMO?

 

Quando pensamos no paisagismo como projeto de espaços, as plantas tem outros papéis além da ornamentação. Elas são material construtivo, que conforma e organiza os vazios projetados.

002 - POR QUE PAISAGISMO É IMPORTANTE?

 

Para além da ornamentação, quais são os papéis fundamentais de uma intervenção paisagística? Qual seu poder de transformação?

 

 

001 - FAZER ARQUITETURA É FAZER PAISAGISMO

 

Saber paisagismo é fundamental para fazer uma arquitetura melhor. Paisagismo não é necessariamente sobre projetar jardins, mas também sobre relacionar as edificações com o espaço livre e com a paisagem!

 

/ FALE COMIGO

MIB_1823(P).jpg

entre em contato

(11) 3032.8549

(71)4042.8949

(71)98802.8460

 contato@marcosmalamut.com.br